#EmCantos | Museu de Arte da UFC (MAUC)

Data de publicação: 8 de maio de 2018. Categoria: Notícias

Iniciado suas atividades em 1961, o Museu de Arte da UFC – MAUC foi criado com o intuito de ser um lugar de memória e preservação para as artes do estado. Atualmente, o MAUC tem sob sua guarda um conjunto de aproximadamente de 7.000 obras, dentre as quais se destacam as coleções de Arte Popular (matrizes e estampas de xilogravuras, esculturas em cerâmica e madeira, ex-votos) e Artes Plásticas (pinturas, guaches, aquarelas, gravuras, desenhos, esculturas).

No MAUC, há uma exposição permanente, distribuída em oito salas com obras como dos artistas Nice e Estrigas, Sérvulo Esmeraldo, Mestre Vitalino, Ciça do Barro Cru, entre outros, e exposições temporárias. Em maio, o museu recebe a exposição “A Resistência e as lutas por um novo olhar para a loucura”, com curadoria da Profª Cláudia Oliveira, do Departamento de História da UFC e do Fórum Cearense da Luta Antimanicomial, e de Raimundo Nonato Lima, psicólogo do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS IV). A mostra, em cartaz até 25 de maio, reúne pinturas e esculturas de sete artistas que lidam cotidianamente em suas vidas com o tema da saúde mental.

Também integram o museu: a Biblioteca Floriano Teixeira, que possui um acervo especializado em artes, abrangendo a áreas da museologia, arquitetura e cultura popular; um arquivo institucional; e a Coleção Documental do artista plástico suíço Jean Pierre Chabloz. Além disso, o museu também oferece visitações guiadas agendadas.

Horário de funcionamento: de segunda às sextas-feiras, das 08:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00.

Endereço: Avenida da Universidade, 2854, no bairro Benfica.

Mapa do local: