Lançamento de Edital do PPCA (BOLSA-ARTE) para 2018

Data de publicação: 20 de dezembro de 2017. Categoria: Notícias

A Secult-Arte/UFC lança hoje, dia 20 de dezembro, o edital nº 04/2017 para inscrição de projetos artístico-culturais e solicitação de bolsas pelo Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), também conhecido como Bolsa-Arte, para o ano de 2018. Serão concedidas 100 (cem) bolsas para estudantes da graduação. Poderão inscrever projetos servidores docentes e técnico-administrativos de todos os campi da instituição. A expectativa é receber projetos que contribuam para o desenvolvimento do senso estético da comunidade universitária e da sociedade em geral, através da produção de bens artísticos e eventos culturais apresentados nas diferentes linguagens das Artes.

Com o objetivo de fortalecer a dimensão institucional da cultura artística na Universidade, conforme previsto no PDI 2018-2022, foram adotadas algumas mudanças significantes, tais como: os projetos deverão possuir entre dois e quatro proponentes, sendo que cada um só poderá se vincular a 1 (um) projeto. Por isso, servidores que, nos anos anteriores, submeteram mais de um projeto ao PPCA, devem buscar elaborar propostas “guarda-chuva”, que possam “abrigar” vários projetos que tenham semelhanças entre si.

Outros pontos que valem a pena ganharem destaque são: serão nove meses de vigência de bolsa, e não mais dez, como nos anos anteriores; não há mais a classificação dos projetos por eixos temáticos, somente por áreas temáticas e segmentos. Além disso, do total de bolsas, dez por cento serão destinadas a projetos de produção de eventos culturais. Ressalta-se, também, que os projetos deverão apontar estratégias que visem a formação de agentes multiplicadores das ações desenvolvidas, oficinas de formação artística, bem como apresentar contrapartidas sociais.

As inscrições vão de 4 de janeiro de 2017 a 16 de fevereiro de 2018, e deverão ser realizadas através do preenchimento e entrega do formulário de inscrição, cujo link encontra-se no site da Secretaria. A previsão da divulgação do resultado final é dia 13 de março. Após esta data, os proponentes terão até o dia 21 para realizarem a seleção dos bolsistas, e até o dia 28 para a entrega dos documentos na Divisão de Apoio Administrativo da Secult-Arte/UFC. As atividades da bolsa terão início dia 2 de abril.

Para mais informações e esclarecimentos acerca do lançamento do edital, contate um dos servidores da Secult-Arte/UFC através do telefone (85) 3366.7831 ou do e-mail arte@ufc.br.

Seguem abaixo os documentos citados na matéria:

Formulário de Inscrição