Grupo de violonistas mexicanos Octeto Sicarú é atração do Circuito UFC-Arte de novembro

Data de publicação: 16 de novembro de 2016. Categoria: Notícias

A edição de novembro do Circuito UFC-Arte, evento artístico e cultural promovido pela Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará, traz a Fortaleza o grupo de violonistas do México Octeto Sicarú. O termo “sicarú”, levado pelo octeto, revela sua intenção: é uma palavra de origem zapoteca que significa ‘belo’, ‘elegante’, não em um sentido físico, mas em um sentido interior.

O grupo, formado por Jhonatan Salas Mecalco, Benito Vigil Ruiz, Samuel Hernández Cortés, Humberto Gutiérrez Quintanar, Abraham Velásquez Cruz, Ricardo Hernández Reyes, Vicente Martínez Santillán e Rodrigo Lara Alonso, foi fundado em janeiro de 2010 e tem por objetivo difundir o repertório escrito para oito violões, seja através de obras originais ou arranjos elaborados pelo próprio conjunto. Pela segunda vez no Brasil, já se apresentou na Áustria, Croácia, Eslováquia, Estados Unidos, Hungria, Itália, México e Uruguai.

O concerto será no dia 22 de novembro, terça-feira, às 17h (entrada franca), no Foyer do Theatro José de Alencar. No repertório, obras como Raveliana, de Julio César Oliva (1947), Powerman, de Graham Reynolds (1971) e Fantasía de los ecos, de Leo Brouwer (1939). O local escolhido é fruto de uma parceria entre a Universidade e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará que vem sendo desenvolvida desde 2015 e que deve ser fortalecida a partir de 2017, com a intensificação da presença de artistas e grupos da UFC nas pautas dos equipamentos culturais da SECULT CE.

O conjunto se apresenta pela segunda vez no Brasil com o apoio de Ibermúsicas. O evento é uma realização da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte/UFC) com o apoio do Theatro.