Concerto da Orquestra Sinfônica da UFC Fortaleza em comemoração aos 63 anos da Universidade Federal do Ceará

Data de publicação: 19 de junho de 2018. Categoria: Arte na Universidade, Circuito UFC Arte, Notícias

No próximo sábado (25), a Universidade Federal do Ceará comemora 63 anos de instalação. Para celebrar a data, a Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte/UFC) realizará a terceira edição do Circuito UFC-Arte de 2018 com a participação da Orquestra Sinfônica da UFC de Fortaleza (OSUFC-Fortaleza). O concerto será no dia 23, sábado, às 17 horas, no auditório do Seara da Ciência.

O repertório do concerto será variado, sendo boa parte formado por compositores brasileiros, tais como a Sinfonietta Nº 1 de Samuel Krähenbühl, Abertura Areias ao Vento de Willames Costa, Aquarela do Brasil de Ary Barroso e ainda, a estreia da obra Ausência do compositor Fernando Mattos. Além disso, serão interpretadas obras para orquestra e solista, tendo como intérpretes Dora Utermohl de Queiroz em O Cisne de C. Saint Saëns, Filipe Ximenes em Oblivion de Piazzolla, Maria Juliana Linhares em Melodia Sentimental de Villa Lobos e Nadilson Gama em Meditação de Thais de Jules Massenet.

Sobre a Orquestra

A OSUFC Fortaleza teve suas origens em 2012, a partir da iniciativa do prof. Elvis Matos que identificou as primeiras possibilidades sinfônicas entre alguns alunos do curso de licenciatura em Música da UFC, constituindo assim o grupo Encordoados. Na sequência, o grupo passou a ser coordenado pelo prof. Jáderson Teixeira. Em 2014, graças aos esforços destes professores, foi aberto um concurso público para quatro novos professores que atuariam tanto no curso de licenciatura quanto na orquestra, dentre eles: Leandro L. Serafim, responsável pelo ensino de instrumentos de sopro/metais; Filipe Ximenes, responsável pelo ensino de instrumentos de sopro/madeiras; Dora Utermohl de Queiroz, responsável pelo ensino de violoncelo e contrabaixo; e Liu Man Ying, responsável pelo ensino de violino e viola.  Em 2015, com a ampliação da quantidade de instrumentistas, o grupo passou a ser chamado de Orquestra de Câmara da UFC e, em 2016, de Orquestra Sinfônica da UFC Fortaleza. Neste dois anos, a orquestra teve a coordenação do prof. Leandro L. Serafim e, em 2017, do prof. Filipe Ximenes. Atualmente, é coordenada e regida pelo prof. Leandro L. Serafim e formada por cerca de 40 membros, dentre os quais encontram-se alunos do curso de licenciatura e dos cursos de extensão promovidos pelos professores. A OSUFC Fortaleza tem o apoio da Secult-Arte/UFC e do ICA/UFC.

Sobre o Circuito UFC-Arte

O Circuito UFC-Arte é um projeto que consiste na realização de uma série de eventos artísticos e culturais durante o ano letivo, com o objetivo de fazer com que a arte e a cultura da universidade circulem pelos equipamentos culturais e pelos diversos campi da UFC, em Fortaleza e no interior do Estado. Esta é a terceira edição de 2018. A primeira edição aconteceu no Sobrado Dr. José Lourenço em maio e a segunda ocorreu no início deste mês no Labomar e Iate Clube de Fortaleza. Somadas a estas, foram iniciadas as ações do Circuito UFC-Arte Nas Escolas, com atividades voltadas para jovens secundaristas da rede estadual de ensino. Busca-se, assim, promover e difundir o trabalho dos projetos e grupos artísticos em atuação na universidade, de modo a contribuir com a formação de plateia e com o processo formativo dos envolvidos.

3ª edição do Circuito UFC-Arte – Celebração

Data: 23 de junho de 2018 (sábado)
Horário: 17 horas
Local: Auditório do Seara das Ciência (na Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/n, ao lado do portão de acesso ao Campus do Pici)