Circuito UFC-Arte e Sarau FazerArte UFC levam programação artístico-cultural para o campus do Porangabuçu no próximo dia 27

Data de publicação: 21 de setembro de 2018. Categoria: Circuito UFC Arte, Notícias

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e a Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte/UFC) convidam toda a comunidade acadêmica para participar da segunda edição do Sarau FazerArte UFC e do Circuito UFC-Arte: Edição Talentos que ocorrerão em conjunto na quinta-feira, dia 27 de setembro, no pátio das mangueiras da Faculdade de Medicina (FAMED) e no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC-UFC), ambos do campus do Porangabuçu. Na ocasião, haverá apresentações voltadas para o público infantil na Enfermaria e no Ambulatório de Pediatria do hospital, bem como apresentações de diversas linguagens artísticas no palco do Sarau. A programação pretende ser um momento de interação social e partilha das produções artísticas dos estudantes e servidores da UFC, funcionários da EBSERH e terceirizados.

Sobre o Sarau FazerArte

O 2º Sarau FazerArte é realizado pela PROGEP e teve sua primeira edição no campus do Benfica com grande sucesso. Este evento é um espaço para apresentações artísticas dos trabalhadores da instituição. O início está previsto para às 12h00, no pátio das mangueiras. Os interessados em se apresentar poderão se inscrever no “Microfone aberto” a partir das 11h30, no mesmo local, com uma pessoa da organização. Cada apresentação deverá durar até 10 min. 1. O Sarau também contará com a participação dos seguintes projetos apoiados pela Secult-Arte/UFC: Grupo de Dança do Porangabuçu e Coral Vozes da Saúde.

Sobre o Circuito UFC-Arte

Compreendendo que a Arte é uma dimensão fundante do desenvolvimento humano e intelectual, a Secult-Arte/UFC promove desde o início de sua criação, em 2012, o Circuito UFC-Arte, evento de fluxo contínuo que tem como principal objetivo criar ambiências artísticas no cotidiano universitário de modo a ensejar o acesso à produção e à fruição nas várias linguagens das Artes. A edição “Talentos” será a quinta deste ano de 2018, e levará para o campus do Porangabuçu quatro projetos artísticos cadastrados no Programa de Promoção da Cultura Artística (PPCA), também conhecido como “Bolsa-Arte”. São eles: Ateliê do Iprede: produtos artísticos e bens culturais na primeira infância, Educação Patrimonial na CJA: Contação de Histórias, Grupo de Dança do Porangabuçu e Coral Vozes da Saúde, que pertence ao projeto Casa da Voz: Movimento Coral da UFC.

PROJETOS:

• Ateliê do Iprede: produtos artísticos e bens culturais na primeira infância

O projeto apresentará a contação de história “O príncipe e a raposa”, baseada na obra “O Pequeno Príncipe”, que enfatiza a importância da sensibilidade nas relações através dos encantos da infância. As apresentações ocorrerão no HUWC-UFC às 10h na Enfermaria de Pediatria e às 11h no Ambulatório de Pediatria.

• Educação Patrimonial na CJA: Contação de Histórias

O projeto que atua na Casa de José de Alencar apresentará a contação de história “Cazuza e o Curumim”, que narra os primeiros anos da infância de José de Alencar, abordando aspectos biográficos e fictícios. A atividade acontecerá às 14h no Ambulatório de Pediatria e às 15h na Enfermaria de Pediatria do HUWC-UFC.

• Casa da Voz: Movimento Coral da UFC

O projeto levará o Coral Vozes da Saúde para uma apresentação no 2º Sarau FazerArte UFC. O coral atua no Campus do Porangabuçu com a participação de estudantes da área da saúde e pessoas da comunidade. O mesmo procura estimular a arte e a humanização dos participantes entendendo a prática de canto coral como função de socialização e de musicalização.

• Grupo de Dança do Porangabuçu

Este projeto será uma das atrações do 2º Sarau FazerArte UFC. Conta com a presença de estudantes e servidores da UFC e também funciona no Campus do Porangabuçu. Seu objetivo é inserir a dança com aulas teórico-práticas, abrangendo diversas modalidades, como balé clássico, jazz e suas vertentes, dança contemporânea e dança afro-brasileira.

• Grupos do Projeto FazerArte UFC:

O projeto FazerArte UFC é executado pela Divisão de Programas e Projetos Culturais da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da PROGEP. Ele é voltado para a qualidade de vida no trabalho e seu público são os servidores da instituição (ativos e aposentados); mas cônjuges e filhos também podem participar. O projeto contempla aulas de flauta, canto popular, violão popular e dança de salão. As inscrições são online, ocorrem semestralmente, e são divulgadas nas mídias da instituição como: site da UFC e da PROGEP e o boletim Conexão.

Programação:

10h00 – Contação de história “O príncipe e a raposa” (Projeto Ateliê do Iprede) | Local: Ambulatório de Pediatria do HUWC-UFC

11h00 – Contação de história “O príncipe e a raposa” (Projeto Ateliê do Iprede) | Local: Enfermaria de Pediatria do HUWC-UFC

11h30 – Início das inscrições no 2º Sarau FazerArte UFC | Local: Pátio das Mangueiras da FAMED

12h00 – Apresentações artísticas do 2º Sarau FazerArte UFC | Local: Pátio das Mangueiras da FAMED

14h00 – Contação de história “Cazuza e o Curumim” (Projeto Educação Patrimonial na CJA) | Local: Ambulatório de Pediatria do HUWC-UFC

15h00Contação de história “Cazuza e o Curumim” (Projeto Educação Patrimonial na CJA) | Local: Enfermaria de Pediatria do HUWC-UFC

Informações:

Secult-Arte/UFC: 3366.7831 | arte@ufc.br