2ª Edição do Circuito UFC-ARTE será em comemoração ao Dia Nacional do Choro

27 de abril de 2017

A Secretaria de Cultura Artística da UFC (Secult-Arte/UFC) realiza a 2ª Edição das atividades do Projeto “Circuito UFC-Arte” em 2017 com um evento no dia 06 de Maio, às 19:30 no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. Na ocasião, acontecerá a apresentação do Grupo de Choro Lágrimas da PS com participação especial do Grupo 4 em Foco.

 

O “Circuito UFC-Arte” é um projeto desenvolvido desde 2013 pela Secult-ARTE/UFC, que consiste na realização de uma série de eventos artísticos e culturais durante o ano letivo, com o objetivo de fazer com que a arte e a cultura da universidade circule pelos equipamentos culturais da cidade e pelos diversos campi da UFC em Fortaleza e no interior do estado. Valorizar e divulgar o trabalho dos projetos e grupos artísticos em atuação na universidade, promover o acesso cultural e a formação de plateia na comunidade acadêmica, assim como, contribuir para o processo formativo dos envolvidos, são as principais finalidades do projeto.

A escolha da temática dessa edição, ocorre em sintonia com as comemorações em torno do Dia Nacional do Choro no Brasil, que foi instituído em 2000 em homenagem ao compositor Alfredo da Rocha Viana, mais conhecido como Pixinguinha, nascido em 23 de Abril de 1897. Compositor, instrumentista e maestro, Pixinguinha foi um dos responsáveis pela consolidação do choro como gênero musical tipicamente brasileiro internacionalmente.

O Grupo Lágrimas da PS é um projeto independente formado por músicos da região de Sobral, que iniciou suas atividades em 2015 com apresentações no contexto da Universidade, mas que logo foram ampliadas para eventos em parceria com Prefeituras, Festivais e Shows. O repertório do dia 06/05 no Teatro Universitário pretende trazer 5 (cinco) composições de Pixinguinha, entre elas estão as canções “Ainda me recordo”, “Um a zero” e “Trombone atrevido”. Fazem parte também do repertório do concerto de 70 minutos de duração, obras de Waldir Azevedo, Jorge Cardoso e Ernesto Nazareth. A apresentação contará com a participação especial do Grupo 4 em foco, que é um quarteto de sopros formado por instrumentos de madeiras, oboé, corne inglês, clarinete e fagote, que fará a abertura do evento.

A iniciativa é uma realização da Secult-Arte/UFC com apoio do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Curso de Música do Campus de Sobral/UFC e Coral da UFC.

Programação do evento:
19:30 – Grupo de Choro Lágrimas da PS
Participação Especial Grupo 4 em foco
Local: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210, Benfica).
Entrada franca. A entrada do público será limitada de acordo com a capacidade máxima do teatro. Retirada dos ingressos a partir das 19hs no local.

Fonte: Secretaria de Cultura Artística da UFC – fone: 3366.7831 | arte@ufc.br